sexta-feira, 24 de junho de 2011

Missões na Igreja Primitiva: Atos 1- 14.

Missões na Igreja Primitiva: Atos 1- 14.

No primeiro século de nossa era, foi o período em que a igreja viveu seu maior crescimento e, deu-se inicio ao movimento de missões.
I – A IGREJA ESTABELECEU-SE EM JERUSALÉM – ATOS 1- 6.
Três foram os aspectos adotados pela Igreja em Jerusalém no inicio da obra missionária.
1 – Visão mundial que todos tiveram acerca do evangelho (Atos 1) – Foram orientado acerca da importante missão mundial (Jerusalém, Judéia, Samaria e confins da terra), e não foram ensinados a se limitarem e sim a obrigação de atender a grande comissão deixada por Jesus Cristo (Mc 16.15; Mt 28.19; Lc 24.49).
2 – O poder que envolvia a todos (Atos 2-5) – Depois do derramamento do Espírito santo sobre os 120, logo perceberam a importância de se multiplicar e todos anunciava a palavra com alegria, com esta atitude o Senhor aumentava os fieis todos os dias (At 2.47; 3.31; 6.7)
3 – O envolvimento da Igreja com os seus membros a um ponto de separarem pessoas bem dotadas para se envolver com a Igreja, as pessoas deveria ter um bom testemunho (Aspecto Social), ser cheio do Espírito Santo (Aspecto espiritual) e ser cheio de sabedoria (Aspecto Intelectual) – Atos 6.
II – A IGREJA SE ESPALHA – ATOS 7 – 12.
A arma usada por Deus para a Igreja se expandir, foi a perseguição, com isso a Igreja se levantou e foi em ato de obediência ao IDE do Senhor Jesus (Atos 7).
1 – Jerusalém e Judéia (Atos 7) – A Igreja estava concentrada em Jerusalém, por isto veio a se isolar ao ponto de invalidar a grande missão dada através do mestre, Obs.: esta não era a ordem dada, pois queria produzir sem condições ( Peixe dentro de aquário não reproduz e Galinha dentro de galinheiro, pode até por ovo, mas não aumenta a sua criação, pois todos os ovos goram). Veio a perseguição dando vida a Igreja que estava retida.
2 – Samaria (Atos 8) – Felipe despertado pela perseguição, alcança Samaria deixa lá uma Igreja autentica e cheia do Espírito Santo e, não se limita, pois logo, segui sua jornada de evangelista e alcança o Eunuco da Etiópia (At 8).
3 – Os gentios (Romanos) são alcançados (Atos 9-10) – Paulo se encontra com Jesus (At 9) e Pedro leva Cristo ao centurião e todos recebem a palavra e são cheio do Espírito, então o evangelho começa a se espalhar pela terra e ser anunciado a outros povos.
4 – Até aos confins da terra (Atos 11-12) – O evangelho se espalhou como uma semente jogada ao campo e nunca mais teve um único lugar como seu alvo e, sim sempre tinha como limite os confins da terra para ser alcançado (evangelho chega a Samaria por meio de pessoas de diferente lugar – At 11. 19-30).
III – A IGREJA SE SENTE NA OBRIGAÇÃO DE ENVIAR – ATOS 13 – 14.
A igreja de Antioquia foi a primeira Igreja a enviar missionários ao campo (Paulo e Barnabé).
1 – A colaboração é fundamental para o envio de missionários (Atos 13) – Dos cinco lideres que existia em Antioquia (Lucio, Simão, Manaém, Barnabé e Saulo) todos eram estrangeiros, em uma reunião de oração Deus através do Espírito Santo solicita a separação de Barnabé e Saulo e, os outros ficaram colaborando, a Igreja ficou como a retaguarda dos missionários enviados.
2 – A comunicação entre os que envia e os que são enviado são muito importante (Atos 14) – O apostolo Paulo sempre estava comunicando a igreja que lhe tinha enviado o que Deus através deles estava fazendo (V. 27, 28), e a igreja sempre de Bom grado recebia a sua informação que servia de alegria e edificação para todos.

CONCLUSÃO.

Vejamos o valor da tarefa evangelizadora, assumida pela Igreja primitiva e a importância de se manter bem informado do que está sendo realizado, tanto aos irmãos que sustenta os missionários, como a igreja que é os que a envia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário